top of page

Blog

PESQUISA REVELA COMO ESTÁ A SAÚDE DO IDOSO BRASILEIRO


www.casavillaggio.com.br

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) investigou alguns fatores relacionados à saúde das pessoas de 60 anos ou mais de idade em todo o país e, segundo o Ministério da Saúde (MS), os resultados ajudarão a traçar as políticas públicas dirigidas a esta parcela da população a serem implementadas nos próximos anos.

De acordo com a PNS, a expectativa de vida do brasileiro expectativa aumentou em 11,2 anos entre 1980 e 2013, passando de 62,7 para 73,9 anos. Este crescimento é decorrente, segundo o MS, das medidas de combate à desnutrição, estímulo a redução da mortalidade materna e infantil, a ampliação do acesso a vacinas e medicamentos gratuitos, entre outras ações promovidas pelo governo federal em parceria com estados e municípios.

A pesquisa investigou ainda a presença de limitação funcional na realização das atividades de vida diária (AVDs) das pessoas com 60 anos ou mais, como comer, tomar banho, ir ao banheiro, vestir-se, andar em casa de um cômodo para outro no mesmo andar, e deitar-se.

Os resultados mostraram que 6,8% dos idosos sofrem com estas limitações, que aumentam de acordo com o avanço da idade. No grupo de idosos que revelou possuir limitações funcionais, 84,0% destes precisava de ajuda para realiza-las, mas 10,9% não a recebiam. 17,8% recebiam ajuda de cuidadores particulares (remunerados) e 78,8% eram cuidados por familiares.

Outro dado importante registrado no estudo, foi o número de cirurgias de catarata e de idosos imunizados contra a gripe.

Em 2015, foram realizadas 185.598 cirurgias de catarata pelo SUS (considerada uma cirurgia eletiva) em maiores de 60 anos e 86,7% dos idosos receberam a vacina contra gripe (dados de 2014).

A Pesquisa Nacional de Saúde foi realizada em 64 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014.

Durante o levantamento, foram coletadas informações sobre toda a família a partir de entrevistas válidas para 205 mil indivíduos em domicílio, escolhidos por meio de sorteio entre os moradores da residência para responder ao questionário.

Fonte: ASCOM Ministério da Saúde

Categorias
bottom of page