top of page

Blog

Projeto "Cuidar é Viver" oferece curso de formação para cuidadores


casa de repouso villaggio del signore

Iniciado em 2011, o programa Cuidar é Viver - resultado de uma parceria entre o OLHE (Observatório da Longevidade) e a Danone, por meio do Fundo Ecosystem - tem como principal objetivo formar cuidadores para o mercado de trabalho.

Com duração de três meses (120 h), o curso de Formação de Cuidadores de Idosos oferecido pelo programa busca sensibilizar, formar e atualizar os cuidadores. Para isto, o conteúdo é abrangente e está dividido entre aulas teóricas e práticas, ministradas por um corpo docente de formação multidisciplinar, porém, com foco ênfase em Gerontologia.

Entre os temas abordados nas aulas estão os mitos e preconceitos em relação ao envelhecimento, questões éticas e sociais que envolvem o tema, além de orientação sobre os cuidados médicos e nutricionais específicos a esta faixa etária.

Os alunos recebem material didático e suporte psicológico para enfrentar os aspectos mais complexos do acompanhamento à pessoa idosa.

De acordo com os organizadores, "O principal objetivo do curso é promover uma qualificação profissional que instrumente os indivíduos para ingressarem no mercado de trabalho no papel de cuidadores de idosos, constituindo um novo recorte profissional que leve em conta a especificidade da velhice, considerando as ressonâncias do envelhecimento fisiológico, das patologias que podem acompanhá-lo e das respostas sociais que determinam atitudes de acolhimento e qualidade de vida".

Para mais informações sobre como participar deste curso, basta acessar: http://olhe.org.br/projeto-cuidar-e-viver/o-curso

Categorias
bottom of page