Blog

RESIDENCIAIS PARA IDOSOS: Nova tendência de mercado

Hoje mais de 12 milhões de brasileiros têm mais de 70 anos, o que representa cerca de 6% do total da população. Até 2060, de acordo com as projeções do IBGE, este número deve ultrapassar os 44 milhões (20,23% da população total).

O aumento da longevidade e o crescimento da população idosa no País fez surgir uma nova tendência no mercado imobiliário: os Condomínios da Terceira Idade ou Residenciais para Idosos.

O conceito destes espaços é diferente do das casas de repouso convencionais, porque o foco é a autonomia do idoso, que tem um espaço para ele e, ao mesmo tempo, pode compartilhar da companhia de pessoas da mesma idade e com os mesmos interesses.

O primeiro condomínio público deste estilo foi inaugurado em 2014, em João Pessoa (PB). O Residencial Cidade Madura foi projetado para abrigar pessoas com mais de 60 anos, em casas adaptadas para atender as necessidades dos idosos. Porém, a maioria é de empreendimentos privados e, por isto mesmo, com um valor elevado de mensalidade.

CONCEITO MISTO

Em São Paulo, o poder público ainda não tem iniciativas como as da Paraíba, mas no setor privado já começam a aparecer algumas alternativas.

Pensando em quem não tem como investir na compra ou no aluguel dos condomínios da terceira idade, mas não quer abrir mão do clima aconchegante do lar, bem como naqueles idosos que necessitam de cuidados especiais, o Villaggio del Signore oferece uma alternativa que mescla os dois conceitos: residencial + casa de repouso.


Localizado no Jabaquara, zona sul de São Paulo, o sobrado de dois andares foi totalmente adaptado para a segurança dos seus moradores que, além de muito carinho e alegria, contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar de Saúde.

A casa funciona como um hostel, ou seja, possui quartos coletivos (máximo de 4 leitos/quarto) que podem ser utilizados por moradores fixos ou temporários, que podem receber visitas e participar de atividades de lazer e das festinhas organizadas pelos administradores.

Categorias