top of page

Blog

RESIDENCIAIS PARA IDOSOS: Nova tendência de mercado

Hoje mais de 12 milhões de brasileiros têm mais de 70 anos, o que representa cerca de 6% do total da população. Até 2060, de acordo com as projeções do IBGE, este número deve ultrapassar os 44 milhões (20,23% da população total).

O aumento da longevidade e o crescimento da população idosa no País fez surgir uma nova tendência no mercado imobiliário: os Condomínios da Terceira Idade ou Residenciais para Idosos.

O conceito destes espaços é diferente do das casas de repouso convencionais, porque o foco é a autonomia do idoso, que tem um espaço para ele e, ao mesmo tempo, pode compartilhar da companhia de pessoas da mesma idade e com os mesmos interesses.

O primeiro condomínio público deste estilo foi inaugurado em 2014, em João Pessoa (PB). O Residencial Cidade Madura foi projetado para abrigar pessoas com mais de 60 anos, em casas adaptadas para atender as necessidades dos idosos. Porém, a maioria é de empreendimentos privados e, por isto mesmo, com um valor elevado de mensalidade.

Em São Paulo, o poder público ainda não tem iniciativas como as da Paraíba, mas no setor privado já começam a aparecer algumas alternativas.


Localizado no Jabaquara, zona sul de São Paulo, o sobrado de dois andares foi totalmente adaptado para a segurança dos seus moradores que, além de muito carinho e alegria, contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar de Saúde.

A casa funciona como um hostel, ou seja, possui quartos coletivos (máximo de 4 leitos/quarto) que podem ser utilizados por moradores fixos ou temporários, que podem receber visitas e participar de atividades de lazer e das festinhas organizadas pelos administradores.

Categorias
bottom of page