top of page

Blog

MOVIMENTO GERA OPORTUNIDADES PARA PESSOAS A PARTIR DOS 50 ANOS


casa de repouso Villaggio del Signore

No Brasil, 94% dos idosos contribuem para o sustento da casa, e 42% destinam parte significativa de sua renda para gastos de outras pessoas, como filhos e netos.


Pelo menos, foi isto que revelou a pesquisa Hábitos, comportamentos e expectativas da terceira idade (Bloco Renda, Consumo e Lazer), realizada pelo SPC Brasil em parceria com o Portal Meu Bolso Feliz.


No entanto, não é fácil para quem tem mais de 50 anos se recolocar no mercado de trabalho, mesmo que tenha muito a contribuir com a sociedade em função da experiência e conhecimento.


Uma pesquisa realizada pela Pricewaterhouse Coopers Brasil (2013) que, entre outras coisas, buscou descobrir como o mercado está se preparando para conviver com equipes que, em 2040, serão compostas principalmente por profissionais com mais de 45 anos, revelou que apenas 37% das empresas reconhecem que o envelhecimento da população é um desafio a ser vencido e que a contratação da força de trabalho madura pode ser uma saída para o problema.


Porém, tem gente buscando mudar esta realidade hoje.


O Movimento Real.Idade, idealizado pelo Instituto de Longevidade Mogeral Aegon, visa - assim como o Villaggio del Signore, contribuir para melhorar a vida das pessoas acima de 50 anos.


Por meio de parcerias com empresas, poder público e sociedade, o movimento promove ações como cursos de requalificação profissional e auxilio em recolocação no mercado, entre outras.


Uma de suas principais ações é o apoio ao RETA, um projeto de lei que propõe inserir o aposentado com mais de 60 anos no mercado de trabalho, tornando a sua contratação atraente às empresas.


ASSISTA O VÍDEO

Categorias
bottom of page