Blog

SAPATO COM GPS AJUDA A LOCALIZAR IDOSOS PERDIDOS

Inusitada e eficaz, a ideia só podia mesmo vir do Japão.

O GPS Dokodemo Shoes possuem um localizador instalado no interior do pé esquerdo e permitem mostrar a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores, após inserir o número de identificação do terminal e uma senha. O sistema também mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar sua procura, entre outras funções.


“Salvar vidas”, este é o objetivo da Wish Hills, empresa que projetou os sapatos especialmente para idosos que que são suscetíveis a se perderem e não conseguirem voltar para casa, como os que sofrem de demência.


Em entrevista a agência de notícias Efe, o porta-voz da Wish Hills disse que a empresa "tem experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que este tipo de pessoas não utilizam telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos". Por isto, eles decidiram criar os sapatos com sistema de localização GPS.


O dispositivo instalado no calçado envia notificações para um localizados, sempre que o idoso se afastar mais de 50, 100 ou 500 metros de sua casa (dependendo da distância para qual foi programado).


O preço ainda é salgado: 35 mil ienes (R$ 1 mil). Além disso, só estão disponíveis no Japão, país em que praticamente 25% da população supera os 65 anos.




Categorias