Blog

CUIDADO COM OS OLHOS DEVE AUMENTAR NA 3ª IDADE


casa de repouso villaggio del signore

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% da população cega no mundo tem mais de 50 anos.


Entre os problemas de saúde ocular, a catarata - que provoca opacidade do cristalino e progressiva perda da visão - é considerada a maior causa de cegueira tratável, sendo que 85% dos casos acometem as pessoas com idade acima de 50 anos.


Não há como prevenir ou tratar clinicamente a catarata, que só tem "cura" com cirurgia e, em alguns casos, uso adicional de óculos. Hoje já existem lentes trifocais intraoculares que são introduzidas durante a cirurgia de catarata e livram o idoso do uso dos óculos.


Os portadores de Diabetes têm 25 vezes maior risco de perda da visão. de acordo com a OMS, a retinopatia diabética atinge mais de 75% dos pacientes que têm Diabetes há mais de 20 anos.


O Glaucoma é outra doença ocular que pode levar à cegueira e a fase crônica atinge principalmente pessoas acima de 35 anos de idade. Ela é diagnosticada como uma lesão no nervo óptico, reduzindo o campo visual e vem acompanhada de pressão intraocular elevada na maioria dos diagnósticos. Normalmente, o tratamento é feito com o uso de colírios que devem ser pingados várias vezes ao dia e diariamente.


Categorias